Professor Oswaldo Paulino
Um grande homem, eloqüente, apaixonado pelo seu trabalho, persistente em seu ideal e uma vida gloriosa que não pode ser transcrita em uma simples folha de papel. Quem o conheceu saberá do que estamos falando.
O professor Dr. Osvaldo Paulino, médico, professor de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, foi fundador da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
Em 1968, iniciou sua grande batalha em nome da Medicina do Trabalho. Após fundar a ANAMT, andou por todo este Brasil, divulgando e incentivando a formação das federadas da associação.
Colocava em uma pasta toda a documentação e livros de atas e fiscais da ANAMT e saía por este país afora mostrando a todos a necessidade e a importância da nossa especialidade.
Isto chamou atenção de vários colegas que “brincavam” com o professor dizendo “se acaso acontecer algum acidente com o avião que transporta o professor Paulino, a ANAMT acaba junto”.
Mas, pela sua força de vontade e sempre tendo em mente (como também transmitindo para seus seguidores) a brilhante frase de Osvaldo Cruz “não esmorecer para não desmerecer” conseguiu atingir seu objetivo maior: tornar sólida a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, que hoje representa a maior entidade mundial em número de Associados.
Poucas pessoas sabem utilizar um “Dom” que lhes foi dado por Deus.
Para nossa sorte e dos demais trabalhadores, nosso querido professor soube usá-lo: sua oratória, seu entusiasmo, sua abnegação e persistência nos transformou em seus seguidores.
Professor Paulino, com certeza não esmoreceu em nenhum momento; por isso, merece nosso respeito, reconhecimento e gratidão.
Saudades ! |